Postagem em destaque

DESPEDIDA AO MESTRE AKIRA TORIYAMA

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Impressões do Evento Cosplay Nordeste 2017 (Segundo Dia)!



Assim como eu havia prometido nos reviews do Animokay de ir visitar o evento, aquele que vos escreve se fez presente no Cosplay Nordeste 2017 (e infelizmente não compareci ao AnimOkay por não ter caravana para o evento de Pedras de Fogo, o que é irônico).


   Acesse a página do Facebook e veja as foto que sofrivelmente tirei no evento. Para tanto, basta clicar aqui.


Cosplay Nordeste 2017 aconteceu nos dias 2 e 3 de Setembro na cidade de João Pessoa. Os dois dias de eventos se iniciaram às 10 da manhã e se encerraram às 10 da noite. As principais atividades consistiam nos conrcusos de cosplay, apresentações musicais, concurso de K-POP, Concurso de Just Dance e outras atividades do gênero.




O público que frequentou o primeiro final de semanda deste mês foi bastante seleto, consistindo quase que exclusivamente por cosplayers (como o nome e todo o resto sugere) e gamers.

Fui ao evento no segundo dia e acompanhei as atividades das 11 da manhãs às 7 da noite, logo, tenho uma boa noção do que analiso.


Dos Prós e Contras

O preço dos bilhetes - ressalto que os valores apresentados  são os de meia entrada - estavam um pouco caro. Se comprar ao ingresso do HQPB 2017 (meia entrada) você terá a surpresa de perceber que o bilhete de estudante do Cosplay Nordeste 2017 custou o mesmo que o cobrado pelo HQPB 2017: R$ 20,00. Não costumo fazer comparativos, sei que se tratam de encontros totalmente diferentes e consequentemente tem propostas diferentes, mas sinceramente, o valor do bilhete do Cosplay Nordeste deve ter afastado o pessoal mais novo de visitar o encontro (ao menos é essa a minha impressão).




Não digo que o valor da meia entrada estava absurdo e pagar 20 'mangos' foi um erro, pois passar essa informação seria desleal. Entrei na Faculdade DeVry (local'onde fora realizado Cosplay Nordeste) às 11 da manhã e só saí 7 da noite, pois estava jogando intermináveis partidas de The King Of Fighters '02 nas máquinas arcade multiemuladores; da mesma forma fechei Ultimate Street Fighter IV em um dos 5 xbox 360 disponíveis para jogar FPSs ou outros jogos de lutas; haviam ainda de dois consoles rodando Just Dance, sem mencionar um Playstation exclusivo para Rock Band... TUDO ISSO FREEPLAY!


Vale ressaltar que a imprensa local se fez presente, gravou com os cosplayers, também fez entrevistas.


Por isso, novamente friso: foi um evento voltado aos cosplayers e gamers, e enquanto gamer pude me manter entretido por um dia inteiro sem gastar nada mais além de R$ 20,00. Creio que se desse a sorte de encontrar uma máquina de arcade em alguma lanchonete ou bar de bairro, com certeza acabaria gastando mais que apenas 20 contos, somando as fichas e um suco de cajá que certamente acabaria bebendo no intervalo entre uma partida e outra.

Esqueça a parte do suco.Falhei em ser engraçado de todo o jeito... Prosseguindo!




Outro ponto bastante positivo foi o fato da entrada do evento não ter revistas desnecessárias que obrigam o visitante a tirar todo o conteúdo da mochila a fim de nenhum alimento entrar no encontro, ou melhor, até água deve ser consumido em determinados eventos. No Cosplay Nordeste 2017 não houve isso: caso desejasse, o visitante poderia levar para o evento o seu lanche de casa.

Devo alertar ainda acerca de algo que me incomodou um pouco que foram as alterações da programação que ocorreram em cima da hora. Verdade seja escrita, na página oficial do evento havia a possibilidade de ser alterada a grade de programação sem aviso prévio. Agora, confesso que foi uma surpresa ver que a programação foi realmente alterada em cima da hora.

Levantei esse tópico, pois esperava assistir a entrevista do dublador Jorge Lucas. Entrevista essa escalada para o domingo, de modo que jamais aconteceu.




Outra coisa que me chamou atenção foi a exposição de consoles de videogames antigos. Não sou o maior aficionado por videogames, mas sou um saudosista das eras 16 e 32 bit. Como muitos, cresci jogando Dynavision, Playstation 1 e Gameboy Advanced (o Super Nintendo da minha geração), olhar para aqueles consoles me trouxe uma curiosa sensação de nostalgia. Ainda mais quando passei o último recesso das aulas jogando Streets of Rage e Alien Storm no Mega Drive. E alguns deles não estavam só para exposição: tinha até um Turbo Game rodando o lendário Super Mario Bros 3.


.
.
.
.


Considerações Finais


O evento foi bom. Me diverti e de modo algum me arrependo de ter comparecido. Digo mais, indicarei aos amigos que nunca foram a nenhuma edição do Cosplay Nordeste.

Contudo, a meia-entrada continua um pouco salgada e espero que no futuro o preço do ingresso caiba no bolso dos estudantes (inclusive no meu).

Agradeço aos organizadores e a todos que compareceram e fizeram do Cosplay Nordeste o encontro que foi. Sinceramente.

Ah, SATISFAÇÕES DO REDATOR: Antes de procurar pelo link do review do Cosplay Nordeste primeiro dia devo te alertar que só fiz a resenha do segundo dia, uma vez que só fui no segundo dia mesmo.

É isso.
.
.
.
Clovis de Castro escreveu a presente resenha, participou do evento e se divertiu bastante. Espero poder voltar ano que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário