Postagem em destaque

DESPEDIDA AO MESTRE AKIRA TORIYAMA

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

XII Festival Japão na Paraíba! Fui lá e Conto o Que Achei!


Essa é a entrada da Usina Cultural Energisa. Estava bem ornamentada e boni... Ignorem minha pose besta e o pessoal ao fundo.

O XII Festival Japão na Paraíba se deu em 16 e 17 de setembro na Usina Cultural Energisa, sendo entrada franca na estrei e no domingo fora cobrada a simbólica taxa de 10 reais para entrada. Teve inicio na manhã do sábado, às 09 horas da manhã e foi até por volta das 21 da noite. O mesmo se deu no dia seguinte.

O evento fora organizado pela Associação Cultural Brasil-Japão na Paraíba e Universidade Federal da Paraíba e essa parceria trouxe importantes figuras que representam muito bem o Japão, como os senhores Hilton Cassiano, Akio Yamaoka o casal Miriam Sumie e Shigeo Saito, todos importantes musicistas de música clássica japonesa; Akira Yamada, embaixador do Japão no Brasil e outros que infelizmente não me recordei no momento em que escrevia o texto.

Tive a oportunidade de acompanhar a apresentação musical desses excepcionais e músicos e confesso que esse foi o ponto alto do primeiro dia do evento, pois pude assistir por cerca de 1h30m a apresentação do professor Akio Yamaoka e Hilton Cassiano que se mostraram verdadeiros mestres em Shakuhachi e Kôto.

____________________________________________________________________

Algumas Atividades do Evento

As oficinas foram interessantíssimas: Oficina nihongo (língua japonesa); oficina mangá; oficina de origami; oficina de ikebana (arranjos florais).
Exibição de Tokusatsus e filmes, como a animação Kimi no na wa e o drama Aruitemo Aruitemo.
Projetos de cultura oriental com direito a execução instrumental de música folclórica japonesa e a apresentação do coral Hatsushinode e do grupo de Taikô Tatakinan.
Mesa redonda sobre "Um olhar de fora sobre o Japão".

Esse sou eu tentando usar Arco e Flecha
.
.
.

E vejam só! Quase acertei o alvo. QUASE!

Um dos motivos que levou meu amigo Rodion (ou Tom, como preferirem) a ir ao encontro foi a abertura do Taru de Saquê, o que também aconteceu no primeiro dia do festival.

Outras atividades de alta qualidade também se deram no segundo e último dia do evento, mas não me fiz presente, dentre elas inúmeras apresentações de artes marciais como Kendô, Iaidô e Kyudô.
Palestra sobre "O moderno e o tradicional na Cultura Japonesa"
Asian Pop.
Desfile de Cosplay.

Mesmo que o desfile de cosplayers tenha sido no dia seguinte ainda foi possível encontrar um número razoável de cosplayers!

Lembro que essas foram só algumas das atividades realizadas. Bem verdade, a organização do evento teve bastante cuidado para tornar a programação a mais variada que puderam e acredito realmente que, na medida do possível eles proporcionaram um festival de qualidade ímpar e pouco visto em João Pessoa.

_____________________________________________________________________

O que é a ACBJ-PB?

"A Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), entidade sem fins lucrativos, surgiu, em novembro de 2004, em uma reunião de descendentes e entusiastas da cultura japonesa, que tinham como propósito cultivar e promover a cultura nipônica, através de cursos de idiomas, atividades culturais e recreações."

Havia uma exposição de castelos e feudos japoneses no Festival. São miniaturas belíssimas!

"A Associação funcionou no endereço residencial, rua. Tertuliano de Castro, 893 – Bairro do Bessa, em caráter provisório por conta do registro do CNPJ, o período de funcionamento neste endereço foi de 2004 até meados de 2009. E atualmente, a organização funciona na rua Manoel Paulino Jr., 571 – Tambauzinho – João Pessoa – PB."


(Texto extraído diretamente da página oficial da Associação de Cultural Brasil-Japão da Paraíba. vide, http://acbjpb.org/a-associacao/historia/)
_______________________________________________________________________

Informações sobre Associação Cultural Brasil-Japão na Paraíba:

Caso esteja interessado nas atividades que a ACBJ-PB realiza, esteja a vontade para obter mais informações direto na fonte:

>Link da ACBJ-PB no Facebook aqui

>Link da ACBJ-PB, Página Oficial aqui
_______________________________________________________________________

Conclusões

Em suma, o evento foi melhor do que o esperado, ao menos foi a minha impressão.

Foi um bom encontro para se levar a família. Qualquer um poderia apreciar um pouco que seja, visto que não era voltado unicamente para um nicho específico, como geralmente se percebe nos eventos de cultura pop onde você sabe que encontrará cosplayers, fãs de quadrinhos e gamers. Não. No XII Festival Japão na Paraíba era possível ver uma gama maior de pessoas, assim como disse: era um evento para toda família.


Ora, essa foi uma tarde memorável...

Algo interessante ressaltar é o fato de determinadas atividades ter um viés pedagógico alto, sem ser cansativo, e no fina das contas boa parte das atividades que o Festival trouxe era para se aprender um pouco mais sobre Cultura Japonesa e não unicamente para passear, e foi justamente por esses dois vieses que acabei gostando tanto do evento: por propor não só um passeio, mas também transmitir informação.

Espero que o festival continue por muitos e muitos anos a realizar novas edições que certamente voltarei a visitar nos anos seguintes.
.
.
.
Clovis de Castro escreveu a resenha, foi ao evento e guarda boas recordações desse dia especial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário