Postagem em destaque

DESPEDIDA AO MESTRE AKIRA TORIYAMA

domingo, 5 de março de 2017

Conheça Dylan Dog, O Investigador do Pesadelo!


 Conversando com Dhenner e Jordes, parceiros do Kalango Alpha, decidimos fazer algumas mudanças como melhorar a qualidade dos vídeos, diversificar e ousar em outras mídias como é o caso dos podcasts ainda um pouco experimentais e escrever resenhas de algo fuja do eixa anime e mangá. Pois bem, nesse primeiro semestre de 2017 o que poderá sair são textos voltados à cultura pop em geral. Então, por que não falar sobre um dos quadrinhos mais bacanas que já li? Sim, trata-se do Dylan Dog!


...O Que é Esse 'Barato'?

Dylan Dog é um fumetti de terror roteirizado por Tiziano Sclavi e inicialmente desenhado por Angelo Stano publicado pela Sergio Bonelli Editore desde o ano de 1986 na Itália.


...Do Que Trata Este 'Barato'?

Na velha vidade de Londres, na metade dos anos 1980, um ex-policial chamado Dylan Dog trabalha como detetive particular. Contando com a ajuda de seu nem tão fiel ajudante, Groucho Marx, investigam os casos que vão além do convencional, envolvendo quase sempre fenômenos sobrenaturais, místicos e coisas que nem mesmo os nossos heróis conseguem explicar no final das contas...
É, continua bastante vago. E ficará assim se você próprio não ler os HQs. "Por que você procuraria os HQs?". Ora, leia a resenha e perceba por si só.

Um dos hobies do nosso herói: tocar clarinete. 

Um 'Fumetti' em Minha Vida

Da mesma forma que chamamos histórias em quadrinho de Gibí aqui no Brasil, os norte-americanos chamam de Comic Books, sendo conhecido no Japão como Mangá. Na Itália, os quadrinhos são chamados de Fumetti, uma vez que o balão de fala dos personagens se assemelha a nuvens de fumaça (fumetti = fumaça em italiano) e é exatamente daí que vem o nome.

Uma imagem vale mais que mil palavras. Melhor definição de Fumetti não há.

Os fumetti saíram da Itália e ganharam o mundo a partir da Sergio Bonelli Editore com os títulos: Nathan Never, Dylan Dog, Mister No, e os já conhecidos Tex e Zagor.
Dylan Dog é publicado pela editora Sergio Bonelli e escreva o que estou "dizendo": aguarde por lançamentos de novas aventuras nesse ano de 2017. Os italianos continuam publicando novos fumettis do detetive inglês.

____________________________________________________________________________
Encontrei um número aleatório do Dylan Dog, vale à pena comprar?

Os quadrinhos não seguem ordem cronológica. Se há algum arco principal que se desenrola em rcos secundários ignoro totalmente, a única diferença é que desde sua crição há vários artistas que deram vida ao investigador inglês. Então se você topar com algum gibi avulso basta comprar e se divertir, pois cada quadrnho tem um arco fechado de início-meio-fim, de modo que qualquer leitor, seja novato ou um consumidor contumaz, poderá apreciar o fumetti.
____________________________________________________________________________


Tex? Conheço. Mas Nunca Ouvi Falar em Dylan Dog!

Acho dificil entender o fato de que Dylan Dog não foi popular em terras tupiniquins. Tentativas não faltaram para publicar o fumetti de terror, contudo devido ao alto valor cobrado (não pergunto quanto, pois não sei converter cruzeiro em real) somada a baixa qualidade de impressão e pouca divulgação, o título acabava sendo cancelado. A primeira tentativa foi pela Editora Record em meados de 1992 contando com apenas 11 volumes simples mais 2 especiais. Houve um volume único especial publicado pela Editora Globo em 1993, marcando a segunda aparição do presente título. Em 2002, a Editora Conrad lançou 6 volumes, dentre eles só 3 inéditos e cancelou posteriores publicações (novidade para a Conrad). Num quarto momento chega a Editora Mythos, responsável pela publicação de 40 volumes mais 6 coletâneas.

Edição ela Record...

Atenção: A Editora Lorentz trará 3 edições de Dylan Dog nesse ano de 2017!

Deu pra perceber que se em num momento o material estava pouco acessivel ao público, no outro as o público é que ignorou o título, visto que é incrivelmente comum entrar numa banquinha e ver um Tex, outro fumetti da Sergio Bonelli Editore que fora verdadeiramente abraçado pelos brasileiros. E mais uma vez, lembre-se: Dylan Dog é massa pra carvalho! foi sucesso no mundo todo, exceto aqui.

...Pela Mythos (Formatinho)...

Dentre todos os quadrinhos europeus, a obra de Tiziano Sclavi é de altíssima qualidade, sobretudo pelo roteiro cuidadoso e imprevisível que se tornou marca registrada desse título. Sim, imprevisível define Dylan Dog. Nem sempre há um realmente um monstro a se combater, da mesma forma que nem todos os clientes são o que aparecem ser, e no decorrer do fumetti fatos novos são agregados: referências literárias, 'flashbacks' que completam passagens pouco elucidativas etc.

...Pela Conrad.

A única coisa que se repete em Dylan Dog é o fato dos clientes do nosso herói tendem a ser mulheres. Na verdade, todos os clientes são mulheres jovens e atraentes. E tem mais: [SPOILER ALERT] o senhor Dog fornica com suas clientes quase sempre (bem, agora sabemos que não e por causa dos monstros, fantasmas e alienígenas que o investigador tem uma vida agitada)

Curiosidade: um dos grandes nomes da litaratura italiana contemporânea, o já falecido Umberto Eco, era fã desse HQ.

Nas páginas desse número, o próprio Umberto Eco foi personagem de uma aventura de Dylan Dog.


O Investigador do Pesadelo nos Cinemas!

Em 1994 fora produzido Dellamorte Dellamore, Cemitery Man para os estrangeiros, filme baseado em um romance escrito por Tiziano Sclavi. O pessoal da época encarou Cemitery Man como sendo uma película baseada nos quadrinhos de Dylan Dog. Não opinarei aqui por haver ressalvas.

Cartaz do filme Dellamorte Dellamore, a.k.a Cemitery Man

Contudo, no ano de 2011 Hollywood fez uma adaptação das aventuras do detetive londrino para os cinemas e cara (ou mina) para um gibi estrangeiro receber uma homenagem dessas nos faz pensar no quão relevante Dylan Dog é/foi para o mercado de HQs dos Estados Unidos.

Foi o Hype desse filme que conheci Dylan Dog

Acredito que no futuro farei uma resenha específica acerca desse filme, aguardem.


Considerações Finais. Indico isto a (à)...

Leia. Indicado aos fãs de Scooby-Doo pelas formas inteligentes de elucidação de um mistério. Indicado aos fãs de Goosebumps e afins pela adição de monstros e outros elementos sobrenaturais que entretêm aquele que acompanha a trama. Indicado aos amantes da boa literatura, pelas referências quase que constantes à Edgar Allan Poe, H.P Lovecraft e outros gênios mundiais sem parecer pedante. Indicado aos leitores descompromissados que procuram por algo novo. Indicado aos que já acompanham Mister No, Nathan Never, Tex e afins. E indicado principalmente  você, nobre leitor, por ter chegado até esse ponto da resenha.

.
.
.
Clovis de Castro escreveu a resenha e lê Dylan Dog toda meia-noite de sexta-feira 13 à luz de velas.

Rafa Animes Vol. 8 Para Download!




 A edição de Fevereiro deste ano traz informações de novidades que repercutirão por todo o ano, acho que esse é o fator preponderante para ler a revista. E para confirmar o que digo, leia esse singelo índice que você, caro leitor, acreditará no que digo:

Fairy Tail: Filme produzido, desenhado e roteirizado por Hiro Mashima;
Sword Art Online: Sai o seu primeiro filme;
Novo Yu-Gi-Oh! estreiando na tv japonesa;
Primeiro longa compilado de Overlord;
O filme de Blame sairá pela Netflix para o mundo todo;
Boruto, o que podemos esperar desse anime?;
Duel Monsters: Nova animação sendo preparada;
Hirune Hime: assista ao curta, aguarde pelo filme;
Dance With Devils: Filme do anime musical nesse outono de 2017;
Souryo to Majiwaru Shikiyoku no: Romance, Padres e algo Ecchi;
Berserk: Nova temporada!;
Natsume Yuujinchou continua ganhando episódios animados;
Dos criadores do mítico Black Lagoon, ReCreators ganha versão animada.

Gostou? Quer mais? Acesse a página de Facebook da Rafa Animes e baixe inteiramente grátis o acervo que a equipe disponibiliza.

Link da página: https://www.facebook.com/revistarafaanimes/?fref=ts
.
.
.
Clovis de Castro escreveu a resenha e olha torto para esse tal de Boruto.